Meninas dos olhos de Deus – Nepal

Projeto Ponte Social em Curimatá/PI
4 de maio de 2018

Essa matéria pretende dar esclarecimentos, ainda que de forma resumida, sobre o que é o Nepal e porque a FLW tem uma atuação direta e consistente no país através do “Meninas dos Olhos de Deus”.

No fim da matéria segue uma relação dos projetos patrocinados pela Fundação em conjunto com outras organizações.

Nepal

A capital é Kathmandu e a população é de 30 milhões, tendo uma das maiores densidades demográficas do mundo com 184 habitantes por quilômetro quadrado.

É um país pobre, aproximadamente 25,2% da população vive abaixo da linha de pobreza.

Possui lindíssimas paisagens montanhosas, diversidade animal, os Himalaias – cadeia que possui as maiores e a maior montanha do mundo: o Everest – mas tem escassez de água e energia elétrica.

Povo de rara beleza, pela fortuita mistura do povo indiano com o povo mongol, acaba sendo vítima do tráfico humano, principalmente mulheres e meninas.

De acordo com a Organização Mundial do Trabalho 2,4 milhões de pessoas, na maioria mulheres e meninas, estão atualmente sob trabalho forçado como resultado de seu tráfico. Por volta de 1,2 milhão das vítimas do tráfico são menores e 43% delas para exploração sexual com 32% para servidão involuntária.

As vítimas do tráfico no Nepal são levadas para Índia, Oriente Médio e outros países, principalmente da Ásia e são forçadas a se tornarem prostitutas, servas domésticas, pedintes, trabalhadoras escravas em fábricas, minas ou circos e outros. Todavia, é para a exploração sexual que a maioria das vítimas são arrastadas. Estima-se entre 5.000 a 10.000 mulheres e crianças traficadas para a Índia somente com este fim a cada ano.

No próprio Nepal a prática de escravizar pessoas para trabalho forçado, seja para o mercado de prostituição ou outros é assustadora.

A UNICEF estima que haja mais de 1 milhão de crianças na prostituição na Ásia.

As causas da venda de meninas estão sustentadas sobre quatro pilares:

– Fator Econômico

Com famílias grandes e sem recursos para a mínima sobrevivência, muitos pais em situação de miséria se tornam presas fáceis para os traficantes que oferecem uma quantia em dinheiro para levar as crianças e jovens.

– Questões de cunho cultural

De forma geral, o relacionamento familiar é muito frio no Nepal, principalmente nas mais carentes. A sociedade é extremamente patriarcal em que tudo gira em torno do homem, tendo a mulher um papel secundário.

O desgosto pelo nascimento de meninas é uma questão tão séria em algumas partes do Oriente que na Índia, para conter o crescente número de abortos de fetos femininos, foi preciso proibir a divulgação do sexo do feto.

– Questões de cunho religioso

Mais de 80% da população nepali é hindu. Ocorre que a compaixão é vista como um sinal de fraqueza, em que, se alguém poupar o sofrimento de outro, ao invés de ajudá-lo, o estará prejudicando em sua caminhada, via sofrimento, para o aperfeiçoamento do seu carma.

– Ignorância

Este fator também está ligado ao fator econômico. Famílias pobres nas vilas são facilmente enganadas com falsas promessas de que aqueles “homens” ou “mulheres” que se apresentam para ajudar são boas pessoas.

Como acontece?

Feito o contato e fechado o negócio, a garota fica, por alguns dias, a mercê desse cliente que, geralmente, é um comerciante importante ou alguém bem sucedido. O preço pago pela garota é muitas vezes superior ao que foi pago por ela em sua vila. O lucro para o traficante é exorbitante.

Essas meninas, já em seus primeiros passos na prostituição, constituem uma fonte de altos lucros aos seus “proprietários”. No tráfico, quanto mais nova (até 6 anos), mais clara e mais bela, mais alto será o valor cobrado. Depois, com o “uso”, ela vai perdendo o preço, até chegar a valer alguns centavos por cada relação sexual, quando já estará doente e improdutiva, do ponto de vista dos donos de bordéis.

Através desse breve relato dá para perceber porque a FLW está envolvida com o Nepal.

Síntese dos projetos transformacionais do “Meninas dos Olhos de Deus”:

– Abrigo com atendimento para 119 meninas e 11 meninos em 4 casas;
– Escola com atendimento para 270 alunos;
– Bolsas de estudo com objetivo de prevenção ao tráfico humano em parceria com o governo local – 1.520 bolsas por ano (custo de USD 10 por Bolsa);
– Empreendedorismo para jovens, através dos seguintes programas:
– Free to Fly para jovens que frequentaram o Projeto e recebem apoio financeiro e orientação para ingressarem no primeiro emprego.
– Beatiful Bride, programa de geração de emprego e renda composta por uma oficina de costura, day care e aluguel de vestidos para noivas.
– Sustainable Farm, fazenda permacultural para geração de emprego e renda.

1 Comentário

1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.