Notícias do Nepal – julho 2018

Governo assina provisória para revisar Marco Legal do Saneamento
13 de julho de 2018
Editorial
6 de agosto de 2018

Algumas notícias negativas

 

1 – O governo atual do Nepal tem forte resistência para ajuda proveniente de fundos religiosos, levando mesmo à proibição da atuação de colaboradores patrocinados por esses fundos no país, o que só prejudica as pessoas necessitadas daquela nação com necessidades tão prementes.

Fato é que boa parte dos mantenedores do trabalho do “Meninas dos Olhos de Deus” são de origem religiosa, cuja resistência do governo pode comprometer o trabalho. De qualquer, forma, a organização tem se aproximado de grupos e empresas que não demandam caráter religioso, como é o caso da FLW e de alguns grupos do Canadá.

 

 

 

2 – A estrada da chácara está muito ruim, sem manutenção desde o ano passado, e piorou com as chuvas.

 

 

Boas notícias

1 – O Cardamomo cultivado na chácara da qual a FLW participa no patrocínio está lindo e crescendo bem. Ashok e Aitê, dois colaboradores nepaleses, estão vivendo lá e vindo de Kathmandu a cada duas semanas. Conseguiram re-instalar todo sistema de energia elétrica da chácara, deixando tudo mais iluminado. Instalaram também calçadas onde o caminho era só de pedras.

(O Cardamômo constitui uma especiaria vastamente usada na Coréia, Vietnã e Tailândia.

Na Índia o cardamomo-verde é largamente usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões. Algumas espécies são ainda usadas na medicina tradicional indiana. Entre outras espécies, a especiaria é usada pela medicina tradicional chinesa para tratar dores estomacais, constipações, disenteria e outros problemas digestivos.)

 

 

2 – O novo contrato de trabalho do Silvio e Rose, sua esposa foi aprovado no governo para mais 5 anos, apesar da resistência encontrada. Isso prova que o governo deve ter checado e visto o caráter humanitário/social do trabalho.

 

 

3 – As casas das meninas receberam um aporte do grupo Village Church-Local and Global Impact do Canadá, o que contribuirá muito com os objetivos do trabalho. Por questões da legislação canadense, esses recursos tiveram que ser intermediados por outra organização, a Dusty Sandals. Essa organização ao ser envolvida e vendo as necessidades depois de visita feita ao local, resolveu aportar uma ajuda mensal para a escola, o que, no tempo, pode tornar a escola estável.

As bolsas de estudos estão começando a ter um formato mais independente, menos lugares, mas com uma atuação mais marcante em cada vila alcançada, são melhores, mais lentas, mas mais consistentes. O training center foi muito melhorado pelos canadenses do Village Church-Local and Global Impact em fevereiro último e com os negócios já pagou seu primeiro aluguel com recursos que entraram por lá, o que projeta uma independência financeira muito interessante ao trabalho. Eles pretendem também criar um fundraising (campanha de arrecadação de fundos) para aquisição de uma área próxima ao trabalho para construção da escola e das casas das meninas e funcionários. Caso se concretize, esse será um passo gigantesco rumo a um projeto sustentável, pois os aluguéis consomem cerca de 35% dos recursos (em alguns casos até mais que isso).

 

 

PS: A Fundação Lamb Watchers apoia o projeto “Meninas dos Olhos de Deus” há mais de 10 anos, cuja atuação trabalha o resgate físico, emocional do tráfico humano e no estabelecimento da cidadania de meninas e meninos nepaleses contando com 4 casas (160 crianças) e 1 escola (292 crianças).

Silvio e família & Meninas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *