Como o teatro ajuda crianças e adolescentes a melhorarem suas funções cognitivas, sociais e motoras, além de contribuir para uma educação responsiva

Entenda a importância e a necessidade da ajuda psicológica para meninas resgatadas
24 de maio de 2021

O teatro favorece a expressão e a troca de experiências entre os mais variados tipos de pessoas, possibilitando o contato entre diferentes etapas da vida acadêmica, acolhendo e formando um grupo.

Os efeitos do teatro na educação de crianças e adolescentes vêm se mostrando deveras favoráveis para a expansão dos conhecimentos, obtenção de ferramentas de trato social e desenvolvimento das habilidades motoras aos alunos.
Sendo assim, as atividades teatrais podem ser realizadas em grupo ou individualmente. Recomenda-se ainda o teatro como prática para crianças a partir dos 5 anos, uma vez que nessa idade elas já começam a aprender a ler e possuem capacidade de memorização.

O teatro permite que as crianças e adolescentes entendam o mundo que os cerca e aprendam mais sobre si mesmos, principalmente quando elas exercem diversificadas atividades que possibilitam o aprimoramento de suas habilidades criativas.

Dentre os benefícios da atividade teatral, três se destacam por serem qualidades inerentes à prática.

1- Habilidade de criação
O teatro disponibiliza recursos para que seus praticantes desenvolvam habilidades como a criatividade, uma vez que não se trata simplesmente de um dom, mas de algo que deve ser trabalhado, incentivado e exercitado diariamente.

2- Otimização da interpretação de texto
Na fase inicial do processo de aprendizagem de leitura e interpretação de textos, o suporte do teatro se mostra um diferencial, pois a criança adquire o costume de entender e vivenciar aquilo que está sendo lido. O jovem se depara com diversos tipos de textos, linguagens, autores e falas que são interpretados constantemente, criando esse hábito e condicionando o cérebro deles a sempre interpretar assertivamente o que é lido.

O entendimento do mundo tende a ser ampliado junto com a compreensão sobre a diversidade de culturas e lugares, além da aprendizagem de forma prática sobre discernimento ético do certo e errado.

3- Aguça a autonomia
É fundamental que ao falar sobre teatro como recurso educacional para crianças e adolescentes, se pense sobre o desenvolvimento da autonomia deles.

O teatro faz com que os jovens criem independência criativa e senso crítico, permitindo a eles que discutam conceitos e criem opiniões e pensamentos próprios.

Ele tem o poder de ensinar que outras possibilidades são possíveis, assim como existem várias profissões, várias culturas e várias linhas de pensamento sobre um mesmo assunto.

As crianças adquirem maior autonomia, possibilidade de expressões e auxílio no desenvolvimento comunicativo e didático.

O teatro se estende para além de uma atividade socioeducacional, envolvendo também o ensino cultural.

O sucesso do teatro para o ensino é notório e necessário para a consolidação de conceitos educacionais, bem como para o fornecimento de meios para que as crianças possam gerir suas vidas acadêmicas com mais foco e objetividade.

Como exemplo dos resultados positivos do teatro para a educação de adolescentes e crianças, podemos citar um projeto apoiado pela Fundação Lamb Watchers que oferece educação qualitativa e inclusiva para crianças e adolescentes com deficiências intelectuais e entraves de aprendizagem, o INAPE – Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino – onde os jovens são avaliados por uma equipe multidisciplinar de especialistas nos campos da pedagogia, neuropsicopedagogia, psicologia, dentre diversos outros, sendo encaminhados, após a avaliação, às atividades que lhes fornecem formas de sobrepor suas dificuldades, sendo as aulas de artes responsáveis por oferecer tais recursos aos alunos.

Toda forma de arte coopera para a educação dos jovens e deve ser incentivada pelos familiares e professores.

Os comentários estão encerrados.