PACE – Projeto Água, Cidadania e Ensino

Tendo como origem a união das percepções de representantes da Fundação Lamb Watchers, da Beraca e do Núcleo Cristão de Cidadania e Vida (NCCV) a respeito do cenário de extrema necessidade dos moradores de Curimatá (PI), o PACE – Projeto Água, Cidadania e Ensino atende as zonas urbana e rural da região desde 2015. A instituição promove o acesso à água potável, à produção de alimentos, ao ensino básico, às interações culturais e a oportunidades de geração de renda para as famílias que sofrem com a escassez desses recursos por viverem no semiárido brasileiro.

Para isso, um sistema agroecológico, baseado no conceito da permacultura em mandala, para o cultivo orgânico de alimentos foi implementado nas comunidades atendidas. Além disso, a iniciativa busca garantir que todos os moradores tenham acesso ao que chama de “Kit 100%”, que engloba: fonte de água potável e reforma ou construção de escola municipal, incluindo cozinha, refeitório, sanitários, carteiras e lousas de qualidade. Se possível, também são desenvolvidas biblioteca ou sala equipada com dispositivos eletrônicos, posto de saúde, parque de diversões e abertura para o ensino de jovens e adultos.

Na área urbana do município, o PACE dá vida ao Centro da Criança e do Adolescente (CCA), espaço que abriga atividades socioeducativas e culturais, como cursos de inglês, informática, música, dança, reforço escolar, dentre outros, e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ao todo, mais de 700 pessoas são beneficiadas pelo projeto, que tem um custo mensal médio em torno de R$ 6 mil.